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Alimentação na Perspectiva da TO: o que a ciência e a Terapia Ocupacional revelam sobre os desafios alimentares.

  • clinicarenovaser
  • há 5 dias
  • 2 min de leitura
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Comer é uma habilidade essencial de vida diária.


Dificuldades alimentares afetam:

•⁠ ⁠Saúde e nutrição

•⁠ ⁠Interações sociais

•⁠ ⁠Emoções e vínculos familiares


Diferença entre comer & alimentação

De acordo com o Enquadramento da Prática da Terapia Ocupacional – Domínio & Processo (4ª Edição):


•⁠ ⁠Comer e engolir: manter e manipular alimentos ou líquidos na boca, engolindo-os (da boca ao estômago).
•⁠ ⁠Alimentação: preparar, organizar e levar a comida ou o líquido do recipiente até a boca (inclui alimentar-se e alimentar outras pessoas).

Isso mostra que os desafios alimentares podem estar em diferentes etapas da ocupação.


Estudos em Terapia Ocupacional vem desenvolvendo modelos estruturados de avaliação e intervenção que integram:

  • Processamento sensorial

  • Habilidades motoras globais e orais

  • Aspectos psicossociais e familiares


Como é feita a avaliação?

Os protocolos de pesquisa analisam:

  • ⁠Sensibilidade e discriminação oral

  • Força mandibular e fechamento labial

  • ⁠Estabilidade postural para refeições

  • ⁠Planejamento motor para uso de talheres

  • Comportamentos alimentares e participação familiar


Evidências indicam:

  • Maior tolerância a texturas

  • Melhora na mastigação e uso de talheres

  • Redução da recusa alimentar

  • Aumento da variedade de alimentos aceitos

  • Participação mais ativa em refeições compartilhadas


A Terapia Ocupacional precisa:

  • ⁠Enxergar a alimentação como ocupação complexa e multifatorial

  • ⁠Integrar sensorial, motor e social no tratamento

  • Estabelecer protocolos claros para metas funcionais

  • Apoiar famílias na construção de experiências alimentares positivas


Pesquisas internacionais mostram que a Terapia Ocupacional é fundamental no tratamento dos desafios alimentares, porque considera todo o processo da ocupação – desde preparar, organizar e levar o alimento até comer e engolir.


REFERÊNCIAS

•⁠ ⁠Goodrich, L., & May-Benson, T. A. (2019). The Role of Occupational Therapists in the Eating Disorder Community. AOTA Conference.;
•⁠ ⁠Goodrich, L., & May-Benson, T. A. (2017). The FOCUS Program: A Systematic and Comprehensive Approach to Improve Feeding Skills and Mealtime Participation.;
•⁠ ⁠American Occupational Therapy Association. (2020). Occupational Therapy Practice Framework: Domain and Process (4ª ed.).
•⁠ ⁠American Psychiatric Association. (2013). DSM-5.
 
 
 

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